Artigos

Tratamento de Torcicolo

Tratamento torcicolo - Clínica Mais Coluna de QuiropraxiaO que é?

O torcicolo é uma desordem onde o músculo do pescoço sofre uma contração excessiva, provocando ou não espasmos, de modo que a cabeça permanece inclinada para um dos lados e o queixo chegar a projetar-se para o lado oposto.

Trata-se de uma condição que pode ser muito dolorosa ou absolutamente indolor, mas em todos os casos, impede a realização do movimento da cabeça e pescoço.

Dentre as causas do torcicolo, a mais comum de encontrarmos é o torcicolo espasmódico, onde a rigidez do pescoço é causada por tensões emocionais, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito, ou permanência na mesma posição por períodos prolongados. Outras causas de torcicolo referem-se a lesões congênitas (do nascimento), lesões da pele, ou lesões neurológicas.


Quais os sintomas?

A identificação dos sintomas do torcicolo envolve sempre a contração excessiva da musculatura do pescoço que obriga o paciente a permanecer com a cabeça inclinada para um dos lados, e o queixo projetado para o lado oposto.

Nos casos de torcicolo espasmódico, é muito comum o surgimento de dores intensas, que impedem ainda mais o paciente de se movimentar.

Como é o Tratamento?

O tratamento do torcicolo varia de acordo com a sua causa. Nos casos de torcicolo espasmódicos, a Quiropraxia é considerada a modalidade terapêutica conservadora que apresenta resultados mais rápidos, eliminando totalmente os sintomas em 1 a 5 sessões.

As outras modalidades terapêuticas que também apresentam bons resultados no tratamento do torcicolo envolvem: Acupuntura, massagens, compressas, medicamentos (relaxante muscular e anti-inflamatório não hormonal), e até mesmo calmantes.

Nos casos de torcicolos congênitos e dermatológicos, a cirurgia corretiva pode ser recorrida. Já nos casos de torcicolos neurológicos, é fundamental que um especialista investigue a causa neurológica exata para definir o tipo de tratamento mais indicado.