Artigos

Tratamento de Sindrome do Tunel do Carpo

Tratamento Síndrome de Túnel do Carpo  - Clínica Mais Coluna de QuiropraxiaO que é?

O túnel do carpo é formado por um grupo de pequenos ossos localizados no punho (ossos carpais) que, entre eles, existe uma espécie de “túnel” por onde passam vasos, tendões de músculos e nervos responsáveis pelo movimento dos dedos das mãos. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão de um nervo chamado “mediano” e isso resultará no desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo.


Quais os Sintomas?

A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre com maior frequência em mulheres na faixa de 35 a 60 anos. O principal sintoma é uma sensação de formigamento e dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente nos dedos indicador, anelar e médio das mãos. A evolução da doença dificulta o paciente de executar tarefas simples, como pregar um botão, segurar uma xícara, entre outros.

Como é o Tratamento?

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, o tratamento com Quiropraxia pode ser muito eficiente, restaurando os movimentos articulares dos ossos do carpo e reduzindo os processos inflamatórios que causam irritação do nervo mediano. Caso os sintomas não sejam normalizados, outras modalidades terapêuticas conservadoras podem ser recorridas a fim de reduzir a inflamação do túnel do carpo, tais como colocação de órteses para imobilizar o punho, e uso de anti-inflamatórios não hormonais e hormonais. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, a cirurgia pode ser indicada.