Artigos

Tratamento de Fibromialgia

Tratamento Fibromialgia - Clínica Mais Coluna de QuiropraxiaO que é?

A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por múltiplos pontos de dor no corpo, geralmente em músculos, tendões e articulações. As regiões dolorosas geralmente relatadas envolvem: Atrás da cabeça, em cima do ombro e nas costas, em cima das escápulas, na altura das vértebras cervicais, na parte da frente do tórax, na parte de trás do joelho, no quadril, na região glútea, e do lado do cotovelo. Em 90% dos casos, a fibromialgia atinge as mulheres entre 35 e 50 anos, mas que também pode aparecer na adolescência.


Trata-se de uma doença de causa desconhecida, mas que está relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e com o mecanismo de supressão da dor. Esta condição faz com que o sistema nervoso central se torne hipersensível à dor (hiperalgesia), respondendo com dor a qualquer estímulo físico e/ou emocional. Nota-se também que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores desta doença e que, desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.


Quais os sintomas?


Os sintomas encontrados na fibromialgia são vastos, e a definição de seu diagnóstico pode ser confundida com outros tipos de desordens ortopédicas. Geralmente estão acompanhadas de dor generalizada no corpo, falta de disposição e energia, dificuldades para dormir, problemas de intestino, dor de cabeça, e distúrbios emocionais contínuos.

Como é o Tratamento?


Diferente de muitas outras desordens ortopédicas, a Fibromialgia ainda não possui uma cura definitiva e exige cuidados multidisciplinares em saúde que atuem tanto no aspecto físico quanto no emocional para controlar os sintomas da doença.


A região da coluna vertebral é a que mais sofre com esta doença e a Quiropraxia pode ser uma grande aliada no controle dos quadros dolorosos desenvolvidos. Através de técnicas manipulativas nas articulações e músculos, o quiropraxista buscará restaurar a mecânica de movimento do corpo que, consequentemente, reduzirará os níveis de dores da Fibromialgia e dará condições mais favoráveis ao paciente no que diz respeito a sua qualidade de vida.


Além do tratamento Quiroprático, é fundamental que o paciente recorra a serviços que atuem no campo emocional para controlar os níveis de ansiedade e estresse que geralmente, agravam os sintomas da doença. A Acupuntura tem demonstrado resultados satisfatórios e é a principal modalidade terapêutica atuante em conjunto com a Quiropraxia.