Artigos

Tratamento de Dor no meio das costas (Dorsalgia)

Tratamento dor no meio das costas - dorsalgia - Clínica Mais Coluna de QuiropraxiaO que é?

A região do meio das costas é chamada de coluna “dorsal” ou “torácica”. Em sua anatomia, encontramos 12 vértebras torácicas e 12 pares de costelas em cada lado, formando um gradil costal, que protege o coração e os pulmões.

Apesar de a curvatura torácica ser a mais estável dentre as demais curvaturas, é também uma das mais complexas devido ao número de articulações que interagem entre elas. São 33 articulações na coluna cervical, 84 articulações na coluna torácica, e 18 articulações na coluna lombar.


Posturas inadequadas, traumas, envelhecimento, desordens emocionais, e disfunções respiratórias são as principais causas de disfunções de movimento nas articulações da coluna torácica, desenvolvendo quadros tensionais nas musculaturas, seguidas de inflamação e dor, caracterizando então, o termo Dorsalgia (dor na região dorsal).


Quais os sintomas?


O termo dorsalgia refere-se a qualquer tipo de dor na região na região dorsal e os tipos de desordem dependem da estrutura afetada e do fator que causou a lesão.

Os sintomas podem variar como uma dor leve e localizada em pontos específicos que não se agravam com o movimento ou respiração; como podem chegar a dores incapacitantes, que podem ou não se agravar na inspiração, e impossibilitam o paciente realizar qualquer tipo de movimento com o tronco.

Como é o Tratamento?


O tratamento varia de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor torácica. Com exceção das desordens infecciosas e neoplásicas (tumor maligno), a Quiropraxia apresenta excelentes resultados no tratamento de dorsalgia.


Nos processos inflamatórios da coluna torácica, é muito comum encontrarmos uma sequência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso onde notamos as seguintes situações: Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo das estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os sintomas da dor ou desconforto.

A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.


A Quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.