A Coluna do Atleta

Acabamos de passar por uma olimpíada e esportes dominaram nossos dias por um tempo. O aumento do número de adultos e adolescentes que participam regularmente de atividades físicas aumentou a consciência dos atletas para as lesões da coluna vertebral. Felizmente a maioria das dores da coluna causadas pela atividade física não ameaçam a continuidade no esporte.
 
Dor nas costas pode fazer o treino acabar mais cedo do que deveria.

Kinesio Tapping

Você sabe o que são aquelas fitas coloridas que os atletas usam espalhadas pelo corpo? Não?Então hoje vamos explicar falando sobre mais uma técnica utilizada na Quiropraxia Esportiva: A KinesioTaping ou Bandagem Elástica.
 
O método KinesioTaping foi inventado pelo Quiropraxista Dr. Kenzo Kase na década de 70 no Japão, com o objetivo de ser um tratamento auxiliar entre as sessões de Quiropraxia. Para isso, ele desenvolveu a bandagem elástica, primeiramente utilizada em clínicas de reabilitação, que tomou proporções internacionais devido a sua utilização nas Olimpíadas de 1988 em Seoul, sendo introduzida nos EUA em 1995, e na década seguinte no Brasil. Nas Olimpíadas de Beijing, em 2008 mais de 200 atletas utilizaram durante a competição.
 
KinesioTaping nas olimpíadas

Quiropraxia Esportiva - Cervicalgia X Corridas

Você sabia que incômodos na região do pescoço ao correr são algo mais comum do que muitos imaginam? A principal causa do problema nos esportes é o impacto da atividade física, que chega a ser em torno de três vezes seu peso corporal em pisos mais duros, como concreto e asfalto. Nesse cenário, se o praticante não usar um tênis com amortecimento adequado ou estiver com músculos fracos, a dor cervical tem grandes chances de surgir.
 
Uma das razões para se usar o calçado correto.

Quiropraxia Esportiva - Dores nos Treinos

Sentir incômodo na região dorsal é algo muito comum hoje em dia. Estima-se que 60 milhões de brasileiros sofrem com o problema e, segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população tem, teve ou terá, pelo menos um episódio de dor lombar.
 
Fique atento à dores que se manifestam durante o treinamento!

Quiropraxia e Esportes

É comum que atletas e pessoas que pratiquem esportes, pela própria natureza do desse tipo de atividades, acabem sofrendo com dores e incômodos na região da coluna.
Por isso sempre são buscadas diversas formas de tratamento para corrigir e prevenir este tipo de problema, e até mesmo tentar melhorar o desempenho. Mas você conhece todas as opções?

O que fazer com uma torção de tornozelo

É considerada uma torção quando forçamos uma articulação fazer algum movimento que não esta acostumada, na maioria dos casos este movimento supera a capacidade elástica das estruturas que protegem esta articulação como: ligamentos, músculos ou cápsulas. A torção é dividida em três níveis:

- Leve: existe um estiramento do ligamento mais sem provocar uma lesão, tem a presença de edema e dor.

- Moderada: o estiramento do ligamento ultrapassa sua capacidade elástica causando uma lesão que pode ser parcial ou total, é necessário realizar um tratamento para que tenha uma boa cicatrização da articulação sem a perda da função.

- Grave: ocorre um rompimento dos ligamentos e pode haver uma lesão da capsula articular, deixando a articulação instável. Precisa de um tratamento intenso porem as chances de uma recuperação sem a perda da função normal é menor.

Como proceder no momento da torção:

Quando ocorre uma torção de tornozelo a primeira atitude a ser tomada é retirada do calçado para liberar a área devido ao edema que se forma no local, o próximo procedimento é utilização de gelo para diminuir o processo inflamatório do local e consequentemente seus sinais como edema, dor, coloração vermelha e temperatura. O gelo deve ser utilizado no tempo de 10 minutos com descanso de 5 minutos, é importante lembrar que deve envolver o gelo com algum tecido limpo para proteger a pele e nunca se utilizar de calor no local, pois piora o inchaço.

Estes procedimentos são apenas os primeiros socorros, é de extrema valia que se procure uma consulta medica para avaliação do índice de possíveis lesões.

Após a consulta e avaliação medica dependendo da lesão deve ser feita uma boa reabilitação da estrutura para prevenir torções recorrentes (repetitivas).