5 Dicas de Postura

85% da população mundial vai sofrer algum dia com dor nas costas. Como pode um mal ser tão generalizado? Entre as várias razões, uma das mais importantes é com certeza o mau uso que fazemos da nossa pobre coluna no dia-a-dia.

 

 
Uma imagem bastante comum.

Lesões na Coluna devido ao uso de Smartphone

Este problema está começando cada vez mais cedo. Problema que afeta crianças, jovens e adultos é agora esclarecido por estudo publicado na revista científica Surgical Technology International, sobre os impactos da utilização de smartphones no pescoço dos usuários.
 

Manual da Postura - Postura no Trabalho

Neste dia do trabalho, nada mais justo do que darmos algumas dicas de postura. Mas saibam que a Quiropraxia pode ajudar muito mais no trabalho, é por isso existe a Quiropraxia Corporativa que atua diretamente nas empresas.
 
Mas vamos às dicas:
  • Quem trabalha na frente do computador:
 
Se você trabalha assim, não é só seu chefe que não vai gostar. Sua coluna logo reclamará.

Postura e Linguagem Corporal

Aqui na Mais Coluna sempre falamos da importância da postura correta durante a realização de tarefas no dia-a-dia. Seja sentado na frente do computador, carregando o peso, dirigindo, e até na hora de dormir, o jeito que você está posicionado afeta a saúde do seu corpo e, com o passar do tempo, formas erradas forçam o seu corpo de maneira errada, causando dor e desconforto.
 
Muitas das razões para que nós tenhamos tanta dor-nas-costas atualmente vêm do fato do nosso corpo não ter evoluído para tanto conforto. Nossos antepassados não tinham poltronas macias para sentarmos relaxados, nem tanta comida que nos traz ao sobrepeso. E isso é importante pois a postura correta tem muito a ver com o jeito como o corpo humano evoluiu.
 
Qual destes você acha que é o mais confiante? E qual tem a melhor postura? Coincidência?

Na Hora de Dirigir

Passamos cada vez mais tempo no trânsito. Uma pesquisa diz que o paulistano, por exemplo, passa até 45 dias do ano, 1 mês e meio, parado no trânsito. É muito tempo. Por isso, é muito importante saber manter uma boa postura na direção, caso contrário além da perda de tempo, vai sofrer com dores demais espalhadas pelo corpo.
 
É importante dirigir direito.

Usando Bengalas

Ao chegarmos na 3ª idade passamos por diversas mudanças no nosso corpo, talvez até pior do que na época da adolescência. Nosso corpo perde água, a pele fica enrugada e fina, os ossos enfraquecem, os músculos afinam, a visão piora e se mover fica mais difícil
 
Um apoio nessas horas, além de toda a experiência de vida adquirida, é a companheira bengala. Antigamente, um dos acessórios de moda de qualquer cavalheiro elegante, hoje é o suporte para pessoas com dificuldade de se locomover.
Não quer dizer que não precisam ser estilosas.

Tocando Violão

Aqui no blog da Mais Coluna sempre mostramos as melhores dicas sobre postura, desde como dormir, dirigir, ou até mesmo como ajeitar o corpo ao se realizar as tarefas domésticas. Mas e nos momentos de lazer? Uma postura sobre a qual nunca falamos é a postura correta para se tocar o violão.
 
Tocar violão pode ser um ótimo hobby. Só cuidado com a postura!

A Postura do Bebê

O momento do nascimento de um bebê é algo extremamente importante para os pais! Porém é um divisor de água para a vida do novo ser.
Tão fofinho!

Aprendendo a Andar

Existem diversas coisas que não fazemos com a postura correta. Sentamos com as costas curvadas, levantamos peso com as costas e quem tem tempo para colocar as amarras na cintura na hora de levar uma mochila pesada nas costas, não é mesmo? Agora, andar direito todo mundo sabe. É instinto, não tem como errar...
 
Olha como é fácil.
Será mesmo?

Manual da Postura - Preste atenção nas crianças!

Sabemos já a importância de uma boa postura. Metade dos posts aqui da Clínica envolvem dicas para melhorar a postura e assim evitar complicações mais sérias no futuro, sendo que algumas nada tem a ver com dores nas costas. O problema é que pensamos em postura quando ficamos mais velhos e nada como uma dorzinha aparecendo para finalmente começarmos a pensar no problema.
 
Mas o mais indicado é não deixar que a situação piore. Desde a infância os pais devem prestar atenção na postura e no sedentarismo dos filhos. Lembre-se que nessa fase o sistema músculo esquelético ainda está em formação.
 
Olha a postura na hora de fazer a lição de casa!

5 Maneiras que a Má Postura te Prejudica que Nada Têm a Ver com a Coluna

Aqui na Mais Coluna sempre falamos da importância da postura no dia-a-dia, e como ela está diretamente relacionada com nossa saúde. Isso está claro pois a coluna é uma ponte extremamente importante, ligando as extremidades do nosso corpo ao nosso cérebro, e distúrbios na coluna afetam a saúde em geral. Então se você acha que uma má postura só causa dor nas costas, pense duas vezes!
 
Tenha cuidado para que não seja você.

Posturas Olímpicas

As olimpíadas estão chegando aqui no Rio, e são um exemplo vivo e marcante de como a postura é fundamental para alcançarmos o potencial máximo. 

Manual da Postura - Roupas e Acessórios

Você sabia que alguns acessórios de moda podem influenciar na saúde da sua coluna vertebral? E não estamos nem falando de bolsas pesadas ou salto alto que já mencionamos antes. Na verdade, até mesmo aquelas pulseiras grandes e sofisticadas, aquela gravata elegante ou aquele enorme colar, pesado e todo trabalhado nos detalhes podem sim trazer alguns riscos para sua postura.
 
São muitos os esforços para ficar bonito.

Manual da Postura - Evitando o Text-Neck

Há mais de uma década os seres humanos têm corrido para se adaptar às diversas novas tecnologias que estão surgindo. Com isso, nosso corpo precisou acompanhar de uma forma rápida essa evolução dessa nova era de novidades tecnológicas. O problema é que, assim como seus inúmeros benefícios, não demorou muito para os malefícios de seu uso excessivo aparecerem nos nossos corpos.
 
Quem nunca, depois de parar de usar o celular ou tablet, sentiu o pescoço reclamar?

Manual da Postura - Mantendo a postura no dia-a-dia

Durante o exercício de nossas atividades na rotina diária expomos nosso corpo a diversas formas de estresse e esforço físico que quando realizados com uma postura errada podem predispor nosso corpo a diversos tipos de lesões, principalmente em nossa coluna vertebral.
 
Muitas vezes, com a pressa e a correria do dia-a-dia esquecemos de cuidar da nossa postura e acabamos nos dando conta de sua importância apenas quando as dores e os problemas começam a surgir.

Manual da Postura - Exercícios e Alongamentos

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância da postura. Seja ao se carregar peso,  seja quando estamos nos movimentando pela cidade, sempre existe uma maneira para se manter uma boa postura. Contudo, para se conseguir evitar ao máximo que surjam dores nas costas é muito benéfico utilizar-se de exercícios e alongamentos também, e para que a coluna esteja forte para atender essas demandas incansáveis do dia-a-dia.
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Exercícios são fundamentais para a boa saúde da coluna
 
O alongamento, quando realizado corretamente, é ótimo para o corpo e para a postura, já que aumenta a flexibilidade, facilitando na movimentação e evitando lesões. O auxílio dos exercícios e alongamentos na postura está tão disseminado na cultura da saúde que existem diversas vertentes voltadas a realização de exercícios de modo a se fortalecer a musculatura da coluna. Desde a conhecida fisioterapia, passando por RPG, indo até pilates e yoga, todos prezam por uma boa manutenção da postura de modo a manter a saúde da coluna. Grande parte do treinamento dos profissionais dessas áreas envolve o estudo do corpo humano para que saibam quais exercícios realizar e de que maneira.
 
Com a quiropraxia não é diferente: exercícios são uma parte fundamental do tratamento quiroprático. Além dos ajustes, o paciente receberá do quiropraxista no final da consulta sequências de exercícios para serem realizados quando o paciente tiver algum tempo livre. Eles são prescritos de acordo com as necessidades, as condições e a capacidade do paciente.
 
Alguns alongamentos mais utilizados para reduzir a dor nas costas são:
  • Sentado no chão, dobre uma perna e estique a outra. Tente tocar com a ponta dos dedos a perna que está esticada. Tente primeiro com uma mão, se conseguir pode tentar tocar com as duas. Não force muito, se precisar dobrar um pouco a perna para alcançar o pé, não tem problema. Mantenha por 20 segundos e repita para a outra perna.
  • Deite no chão plano com ambas as pernas retas. Levante uma perna e, com o joelho dobrado, traga-a até a altura do joelho até sentir uma tensão. Segure por 10 a 20 segundos e repita com a outra perna. 
  • Deite de barriga para baixo em um chão plano e com seu corpo totalmente estendido. Com os cotovelos dobrados, ponha a palma de ambas as mãos na altura do peito, próximo ao corpo. Gentilmente pressione o chão com as mãos, levantando a cabeça e o tronco, mas mantendo a pélvis no chão. Mantenha a posição por cerca de 10 segundos depois desça devagar de volta ao chão. Repita 4 vezes.
  • Ajoelhe no chão, com seus joelhos distanciados um pouco mais do que a largura de seu quadril. Faça os dedos de ambos os pés se tocarem levemente. Sente nas suas pernas em uma posição confortável. Estenda os braços totalmente e toque com a palma da mão no chão. Relaxe e deixe a cabeça cair. Permaneça até 10 segundos nessa posição e repita 4 vezes.
Lembre-se, estes exercícios são mostrados apenas como ilustração, para que você entenda que tipos de exercícios podem ser recomendados. Antes de qualquer atividade física entre em contato com um profissional de saúde devidamente habilitado. Somente ele será capaz de avaliar sua situação e prescrever exercícios que não te prejudicarão.

Manual da Postura - Penteados

Falamos muito aqui no blog sobre como é importante manter a postura para que possamos manter uma coluna saudável. É difícil, as vezes estamos cansados, buscando o conforto, e naturalmente a vamos relaxando na cadeira, arqueando os ombros, ou mesmo na preguiça de fazer várias viagens carregamos todas as sacolas do supermercado. Uma vez ou outra não temos como escapar, mas vocês já estão espertos sobre essas situações, e se lembram das dicas que ouviram na TV, nas revistas ou mesmo aqui no blog. Empresas incentivam a conscientização da postura na frente do computador, todos sabem que se deve levantar o peso com as pernas e não com as costas, esses são os comportamentos já conhecidos.
 
Penteados de um lado pesam só para um lado.

Manual da Postura - Segurando o Bebê

Mães e papais de primeira viagem, segunda ou até mais viagens: hoje o tema do Blog é para vocês! Sabemos que a postura correta é muito importante para nossa saúde, mas, vem cá... Já pensou que é muito importante que o seu bebê, mesmo que pequeno, esteja correto também? Então vamos analisar as dicas que passaremos abaixo para que a saúde dos pequeninos comece com disciplina.
 
É preciso segurá-los com cuidado!

Manual da Postura - Convivendo com a Tecnologia

Hoje em dia os celulares, tablets, computadores são nossos fiéis companheiros. Não conseguimos ficar um instante sem eles na mão por perto, precisamos estar sempre conectados. Um estudo do ano passado realizado pela empresa We Are Social diz que o brasileiro passa em média mais de 9 horas por dia conectado na internet, seja por computador, tablet ou celular.
 
Gastamos boa parte de nossas vidas conectados, mas isso não quer dizer que lembramos de um ponto muito importante para nossa saúde: a postura. O fato de passarmos tanto tempo com aparelhos eletrônicos na nossa frente mostra que a postura correta na hora de utilizá-los é fundamental. Caso contrário, os efeitos vão se acumulando negativamente na nossa saúde. Acha que não?
 
A postura comum ao se usar os aparelhos móveis.

Manual da Postura - No Transporte Público

Passamos horas do dia no trânsito. Casa - trabalho, depois trabalho - casa; escola dos filhos, parque, academia, supermercado, etc. O estresse no meio do ônibus lotado vai se acumulando. Essa rotina diária pode resultar em sérios problemas de saúde nos usuários de metrô, ônibus e trem, principalmente os posturais, musculares ou ligamentais, quando o passageiro não fica em posições corretas ou muito tempo em uma mesma postura.
 
Passar horas em pé no trânsito lotado ninguém merece
Como podemos prevenir sua coluna de futuras, lesões e como não agravar problemas, no transporte público?
  • Para começar, na hora de subir no ônibus tenha as mãos livres, apoie-se nas laterais da porta para auxiliar ao subir. Tente ser cauteloso para evitar quedas.
  • Nos assentos do metrô ou do ônibus coloque seu casaco ou blusa para apoiar a coluna lombar. Isso ajuda a manter a postura e a cabeça alinhada com os ombros e assim o pescoço não vai para a frente. 
  • Evite sentar em bancos sobre as rodas pois o impacto e a vibração é maior. Sentar nos bancos traseiros, nem pensar, um movimento mais rápido e você é arremessado para o alto, o que prejudica toda a coluna.
  • Quando tiver que ficar de pé, tentar alcançar a barra de ferro do alto não é uma boa opção a não ser que você seja alto e seu braço não fique esticado. O melhor é segurar na barra de ferro lateral. E tente sempre manter os pés paralelos e os joelhos levemente flexionados para balancear o peso do corpo e atenuar os efeitos do balanço.
  • Sempre se segure em um apoio fixo também para evitar acidentes durante freadas bruscas.
E se liguem no blog para mais postagens com dicas para sua coluna.

Manual da Postura - Usando Salto Alto

 
Elegante, bastante requisitado em eventos importantes, peça chave no guarda-roupa da mulher... esse é o salto alto! Mas calma lá! Ele é elegante, faz sucesso, porém tem suas contraindicações, nas quais aliás, é preciso prestar muita atenção!

Manual da Postura - Na Hora de Correr

A Mais Coluna sempre incentiva a prática de esportes como meio de se alcançar uma vida saudável. Contudo, lembramos também sempre que a postura é fundamental para que o exercício não acabe piorando a sua saúde ao invés de ajudar.

Manual da Postura - Andando de Bike

 
Em São Paulo agora temos quilômetros e quilômetros de ciclovias, temos estações de empréstimos de bicicletas espalhadas pela cidade e o número de ciclistas está aumentando. E também aumenta a quantidade de pessoas que reclamam de dor nas costas por erros posturais no momento dos passeios de bicicleta.
 
Muitas pessoas pedalam e, depois de um tempo, não se sentem confortáveis, reclamando de dores na lombar e nos ombros, por exemplo. Isso acontece por que não fazem o movimento de forma natural, causando esforços demais e não estão numa posição que se sintam bem para fazer uma boa pedalada. Assim, além das orientações de segurança, como usar capacete, usar iluminação na bicicleta durante à noite e respeitar as regras de trânsito, é importante lembrar da coluna.

Dicas de Postura: Sentando Direito

Você trabalha? Assiste muita televisão? Dirige? Fica no computador? Graças aos confortos da vida moderna é comum aproveitar um bom sofá ou ficar sentado no trabalho em uma cadeira de rodinha. Muita gente passa grande parte do dia sentado e para evitar lesões e dores nas costas é preciso prestar muita atenção na postura.
 

Manual da Postura - Sentado na Frente do Computador

Você trabalha? Assiste muita televisão? Dirige? Fica no computador? Graças aos confortos da vida moderna é comum aproveitar um bom sofá ou ficar sentado no trabalho em uma cadeira de rodinha. Muita gente passa grande parte do dia sentado e para evitar lesões e dores nas costas é preciso prestar muita atenção na postura.

 

Mantendo a Postura na Hora de Dormir

Passamos um terço do nosso dia dormindo, pelo menos quando conseguimos tempo o suficiente. Como é uma atividade (sim uma atividade, o sono é fundamental para sua saúde, o cérebro trabalha duro enquanto você dorme) que ocupa tanto tempo do nosso dia, ela tem um impacto bastante forte na saúde de sua coluna.

Como vai sua postura?

Antigamente, a população que mais sofria com dores nas costas eram os idosos. Hoje sabemos que mais da metade das pessoas que têm dores nas costas são jovens e que este problema esta relacionado com outros fatores como o trabalho e a má postura.
 
Com o passar dos anos, nossa coluna é submetida a uma série de posturas inadequadas, impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado, que podem agredir nossa coluna provocando lesões, dores e desconfortos. Porém os males da coluna são perfeitamente evitáveis, basta se conscientizar de como preservá-la adequadamente.
 
 
É importante ressaltar que durante o dia-a-dia é normal que nos descuidemos e assim acabamos adquirindo vários vícios posturais, o que acaba prejudicando nossa coluna e consequentemente algumas articulações do nosso corpo. Devido a esses descuidos, frequentemente identificamos algerações posturais.
 
Conheça algumas delas:
  • Hiperlordose: aumento anormal da curvatura lombar e cervical;
  • Hipercifose: aumoento anormal da curvatura torácica;
  • Escoliose: desvio lateral anormal da coluna.
Por uma postura correta
 
Já é sabido que uma manter a postura correta sempre é fundamental para a saúde da coluna, mas nem sempre é fácil ou confortável fazer isso.
  • Contudo, existem maneiras de se policiar que ajudam a manter a postura correta.
  • Controlar o peso;
  • Estar consciente da sua postura o tempo todo;
  • Encostar as costas no encosto da cadeira;
  • Ao caminhar ou sentar, corrigir qualquer curvatura das costas;
  • Fazer exercícios físicos e se alongar.
  • Algumas maneiras de se avaliar se você está com a postura incorreta:
  • Se olhe no espelho e observe se um ombro não está mais elevado do que o outro;
  • Fique atento ao solado do seu sapato. Se estiver mais desgastado de um lado do que do outro, pode ser um sinal de que sua postura não anda muito boa;
  • Observe seu tronco: ele está pendendo mais para um lado do que para o outro?
Se você se enquadrou em um dos itens acima pode ser o momento de avaliar sua postura ou de procurar um quiropraxista.

Manual da Postura: Dormir.

Vou confessar um dos meus maiores pecados com relação à saúde da minha coluna. Eu durmo errado. É... Eu durmo de forma muito errada, e isso prejudica a minha coluna. Talvez vocês também não saibam o jeito certo de dormir, e podem estar prejudicando a de vocês dormindo em má posição.

- A melhor posição para dormir é de barriga para cima, com um travesseiro abaixo dos joelhos, ou de lado, com um travesseiro entre as pernas.

- Dormir de bruços está errado, falando tecnicamente, quando dormimos de barriga para baixo aumentarmos a curvatura da coluna lombar e colocarmos a coluna cervical em rotação, pois viramos o rosto para respirar e com isso tencionamos o pescoço. Nosso corpo é muito inteligente e se acostuma mais rápido do que a gente com mudanças. Sendo assim agora é a hora de mudar, mantenha sua coluna saudável e bons sonhos.

Manual da Postura: Futebol.

19 de julho foi o Dia Nacional do FUTEBOL. E não é preciso jogar para saber que o futebol está entre as práticas esportivas que mais lesionam, seguido pelo vôlei e depois pela corrida. O Manual da Postura hoje é dedicado aos amadores e profissionais desse esporte e vou te dar dicas para se prevenir das lesões.

- Use joelheira se você já teve lesão no joelho, ou não. Essa é a articulação mais lesionada no futebol, portanto previna-se.

- É bom manter a forma física durante a semana com exercícios aeróbicos ou corridas. O despreparo físico aumenta o risco de lesões.

- É muito importante aquecer antes do jogo, na verdade antes de qualquer exercício físico, você precisa aquecer  os seus músculos, para não se machucar. Para os jogadores de futebol uma corrida leve com agachamento, chutes e passes é a melhor opção.

- É importante estar bastante descansado antes do jogo.

- Use gelo depois de lesões como torções ou golpes, por apenas 20 minutos.

- Se durante o aquecimento você sentir alguma dor, não jogue. E se sentir dor durante o jogo, pare na mesma hora.

                Estar bem preparado é o mais importante na hora do jogo, para não correr o risco de afetar demais a sua coluna. 

Manual da Postura: Salto alto.

Sapatos de Salto Alto, são lindos, nos deixam elegantes, mas machuca. Isso porque ao colocar o salto toda a sua postura normal se altera para manter o equilíbrio. Para compensar o uso é preciso aprender a alongar os lúteos, a panturrilha e os músculos paravertebrais da coluna lombar.

Entenda:

Por causa do calcanhar elevado, o centro de gravidade do corpo é jogado para frente. Para compensar a inclinação, tende-se a “empinar” o bumbum, jogando o tronco para trás e causando uma hiperlordose, que compromete a postura. Com a inclinação, a distribuição do peso do corpo piora e concentra na articulação do joelho. Essa sobrecarga pode gerar dores. A panturrilha se contrai e, em meses, pode “encurtar” causando dor quando não se usa salto.

- Usem saltos em ocasiões especiais, no dia-a-dia alterne os tamanhos e modelos (3cm, é a altura máxima de um salto inofensivo à saúde).

Adapte sua vida para ter uma coluna saudável e lembre-se que boa postura é sinal de boa saúde.

MAIS que uma clínica, uma oportunidade de se ter MAIS COLUNA.

Manual da Postura: Transporte Público

O Manual da Postura de hoje vai te mostrar como prevenir sua coluna de futuras, lesões e como não agravar problemas, no TRANSPORTE PÚBLICO.

- Para começar, na hora de subir no ônibus tenha as mãos livres, apoie-se nas laterais da porta para auxiliar ao subir. Tente ser cauteloso.

- Nos assentos do metrô ou do ônibus coloque seu casaco ou blusa para apoiar a coluna lombar, isso ajuda a manter a postura e a cabeça alinhada com os ombros. Assim o pescoço não vai para a frente.

- Evite sentar em bancos sobre as rodas, pois o impacto é maior. Sentar nos bancos traseiros, nem pensar, um movimento mais rápido e você é arremessado para o alto, o que prejudica toda a coluna.

Aqui algumas dicas para quando você precisa se manter de pé no ônibus e no mêtro:

- Tentar alcançar a barra de ferro do alto nunca é uma boa opção, a não ser que você seja alto e seu braço não fique esticado. O melhor é segurar na barra de ferro lateral. E tente sempre manter os pés paralelos e o joelho levemente flexionada, para balancear o peso do corpo e atenuar os efeitos do balanço.

Manual da Postura: Bolsas.

Bolsas grandes são ótimas, porque podemos levar tudo o que precisamos e são muito estilosas, mas também são muito pesadas. E se a bolsa ja for pesada vazia, nem pense em chama-la de sua.

No MANUAL DA POSTURA de hoje te mostro a melhor escolha de bolsa para o dia-a-dia, mantendo a coluna saudável e o estilo.

Agora uma dica importante para a saúde da sua coluna:

- Bolsa pesada no antebraço, NÃO, o cotovelo não suporta muito peso.

- Escolha bolsas longas e ajustáveis. Assim a maior parte do peso será distribuída pelo corpo.

- Alterne tamanhos e estilos de bolsas todos os dias e carregue laptops e objetos mais pesados em uma mochila, para não sobrecarregar só um lado do corpo.