Artigos

História da Quiropraxia

A história da quiropraxiaA Quiropraxia teve início em 1895, em Davenport, Iowa. Neste ano, o canadense Daniel David Palmer realizou uma manobra de manipulação articular em um paciente que tinha uma deficiência auditiva e neste caso, surpreendentemente, obteve um grande sucesso. Palmer então cunhou o nome ""Quiropraxia"", que vem do grego ""Queirós"", que significa mãos; e ""Práxis"", que significa prática. (PETTERSON, 1995).

Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a quiropraxia desenvolveu-se inicialmente nos países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália). Na última década houve uma grande expansão em diversos países, com a criação de novas faculdades na Dinamarca, Nova Zelândia e Japão. No ano 2000, duas faculdades de quiropraxia iniciaram suas atividades no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul - ambas vinculadas a centros universitários internacionais.

Atualmente, estima-se que, diariamente, 2 milhões de pessoas sirvam-se dela com ótimos resultados e sem a necessidade de recorrer ao uso de medicamentos ou procedimentos cirurgicos.

Apesar da Quiropraxia ser recente no Brasil, hoje já contamos com aproximadamente 650 profissionais formados e 2 faculdades de Quiropraxia Reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).