Artigos

Quiropraxia - A Manipulação Articular

Aqui falamos muito sobre como a Quiropraxia pode ajudar na prevenção e tratamento de problemas no que chamamos de sistema osteo-muscular. Mas como ela faz isso?
 
Quem já ouviu falar de Quiropraxia conhece geralmente só os estalos que ela faz, mas não passa muito daí. Na verdade, vai muito além disso. Uma das principais maneiras de tratamento do Quiropraxista é a chamada Manipulação Articular, ou Ajustamento Articular.
Manipulação feita pelo Dr. David Porto da Clínica Mais Coluna

Sopa de Espinafre

Para quem não sabe, a Mais Coluna também tem uma equipe de nutricionistas que podem ajudar, e muito, a evitar dores na coluna ou no que chamamos sistema osteomuscular que engloba os ossos e os músculos. Até parece estranho, afinal, o que a nutrição tem a ver com dor-nas-costas?
 
Muito.
 
Você é o que você come, e se não se alimentar bem seus ossos vão ficando cada vez mais fracos. Falta de cálcio, por exemplo, está associada ao surgimento de osteoporose. Além disso, quanto maior a taxa de gordura do seu corpo, pior para as juntas e coluna que têm que aguentar um peso extra. Por isso, siga esta dica de receita saudável e super fácil de fazer:
 
Sopa de Espinafre
Fica uma delícia!

Como Ter uma Coluna Saudável

A coluna é um eixo ósseo que se estende desde o pescoço até o cóccix. Protege a medula espinhal de onde saem os nervos, absorve cargas, permite movimentos e a musculatura que a envolve sustenta o tronco para que possamos movimentar os braços e pernas de maneira estável e livre.
 
A coluna nos permite uma infinidade de movimentos

Como a Quiropraxia Começou

A Quiropraxia tem uma diferença que a destaca da maioria das outras modalidades terapêuticas. Enquanto se pensa em acupuntura, ou mesmo medicina, disciplinas com milênios de existência, não se tem um evento único de início, a Quiropraxia se sabe muito bem como surgiu.
 
A data considerada como origem da Quiropraxia tem apenas pouco mais de 120 anos de existência. Mas exatamente por isso o seu início é bem melhor documentado, e existe até mesmo um atendimento considerado como sendo o primeiro de Quiropraxia no mundo.
 
E sabe qual foi o problema tratado neste caso? O primeiro chute, pensando em Quiropraxia, seria dor nas costas. Mas não é esse. Na verdade o primeiro atendimento de Quiropraxia resolveu um problema de deficiência auditiva.
 
O primeiro paciente de Quiropraxia.

Vitamina D e Saúde Óssea

A vitamina D é um hormônio essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.
 
O número de pessoas com deficiência de vitamina D está cada vez mais alto e as razões para isso incluem a baixa disponibilidade de vitamina D em fontes de alimentos, aumento do tempo de trabalho em lugares fechados como escritórios e, possivelmente, aumento do uso de protetor solar (uma vez que a luz solar ajuda o corpo a produzir vitamina D).
 
Vamos tomar sol!
 
Diversos estudos recentes apontam para a relação de níveis insuficientes de vitamina D e alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, esclerose múltipla, TPM, depressão, doenças ósseas, como o raquitismo na infância e a osteomalácia na vida adulta.
 
Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. 
 
Para manter os níveis de vitamina D dentro do ideal, a principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. O tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem filtro solar e em áreas como braços e pernas, mas com o rosto sempre protegido. O melhor horário para que haja a síntese de vitamina D pelo organismo é de 10h às 15h. Passando este tempo (15 a 20 minutos), o uso do filtro é essencial.
 
Alguns alimentos, especialmente, peixes gordos (salmão, cavala e arenque), fígado e ovos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, com orientação de um médico, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.
 
Dra. Bruna Pinheiro, Nutricionista da Clínica MAIS COLUNA.

O Problema de Dor nas Costas

Você tem ideia do número de pessoas que sofrem com dores nas costas? Pois é, não é pouco não. Aproximadamente 85% da população sofre com dores nas costas em algum momento da vida de acordo com a OMS! E o assunto do blog de hoje é o impacto que a dor nas costas tem na sociedade.
 
Uma imagem mais comum do que se pensa.
Vamos conferir?

5 Mitos sobre a Quiropraxia

Já falamos aqui no site sobre o que é e como funciona a Quiropraxia, os benefícios dos tratamentos através de técnicas manuais e doenças que podem ser tratadas através dessa técnica. Mas ainda a Quiropraxia não é tão conhecida dos brasileiros e por isso nesse período de adaptação ideias confusas podem ser disseminadas.
 
Vamos agora esclarecer 5 mitos a respeito da Quiropraxia.
 

Outras Técnicas da Quiropraxia

Você acha que a Quiropraxia só tem uma ferramenta? Se sim, está muito enganado. Apesar de ser o procedimento mais comum, e ainda ser muito utilizado, hoje em dia a Quiropraxia não usa mais somente os ajustes manuais em seus tratamentos. Assim como em qualquer área do conhecimento ela evolui com o tempo. Novas técnicas dentro da Quiropraxia foram surgindo para que pudessem ser detectados e corrigidos os desvios da coluna vertebral da melhor maneira possível.
 
O activator method é uma outra ferramenta da quiropraxia
Essas técnicas diferenciadas podem ser somente manuais, mas algumas pedem auxílio de instrumentos específicos. Porém, o objetivo principal permanece sempre o mesmo: reestabelecer as funções do nosso organismo, corrigindo possíveis desvios de coluna vertebral e de nosso sistema musculoesquelético.
 
O profissional, quiropraxista, através de uma avaliação prévia e detalhada do paciente, poderá fazer uso de mais de uma técnica, utilizando aquelas que julgar mais adequadas para cada situação.
 
Conheça um pouco mais dessas técnicas:
 
Técnica diversificada:  Essa técnica é o recurso mais utilizado pela maioria dos profissionais. Os ajustes são realizados através de manobras manuais rápidas e de pouca amplitude. É um método muito seguro, já que é feito o ajuste em vértebras especificas e não simplesmente um “estalar”. Esta técnica pode ser aplicada para tratar a coluna vertebral e também para ajustar extremidades (braços, pés, punho, entre outras partes).
 
Activator: O Activator Methods (AM) é uma técnica da Quiropraxia que utiliza um instrumento de mão em protocolos de ajuste. Diferente da técnica anterior onde o ajuste é feito com a força das mãos, aqui força é gerada com o pequeno aparelho, que dá um impulso, sendo mais leve e rápido. O parâmetro do Ativador é através da checagem do comprimento das pernas e de testes que indicam onde estão as subluxações.
 
SOT - Esta técnica é chamada assim por conta da relação entre a base da coluna (sacro) e a base do crânio (occipital). O quiropraxista utiliza blocos de formato triangular, que são colocados sob a pelve. O objetivo desta técnica é diagnosticar e tratar desordens principalmente de crânio, coluna e pelve que estejam prejudicando de forma direta ou indireta o fluxo do Líquor (liquido que passa na coluna vertebral). 
 
Existem ainda outras técnicas alternativas para os tratamentos através da Quiropraxia, mas essas são as 3 mais comuns e mais utilizadas. O mundo do tratamento quiroprático oferece diversas opções.

Dicas para Preservar sua Coluna

pouco de como preservar a saúde da sua coluna e cuidados simples que podemos ter no nosso dia-a-dia. Afinal, de nada adianta ir até o quiropraxista para ele retirar as suas dores se você também não fizer a sua parte. Prevenir é melhor do que remediar!
 
Antes das dicas vamos relembrar algumas informações sobre nossa coluna. Ela é dividida em coluna cervical (parte superior da coluna, acima dos ombros e que contempla nossa nuca com 7 vértebras), a coluna torácica (região media, comumente chamamos de costas, com 12 vértebras) e a coluna lombar (parte mais baixa, acima dos glúteos com 5 vértebras). Ainda temos a sacral (com 5 vértebras também) e o cóccix (com 4 vértebras), que ficam bem na parte de baixo.
 

10 anti-inflamatórios Naturais

A inflamação pode ser muito irritante. Ela nada mais é do que uma resposta imune do corpo, sem isso, não podemos iniciar o processo natural de cura. Mas quando está fora de controle, como na artrite reumatóide, por exemplo, a inflamação pode danificar o corpo e as dores nas articulações tornam-se insuportáveis.
 
Alimentos ricos em açúcar e gordura saturada promovem a inflamação. Esses tipos de alimentos causam hiperatividade no sistema imunitário, o que pode levar a dor nas articulações, fadiga e danos aos vasos sanguíneos.

A Origem da Quiropraxia

 

Não se sabe de uma história ou origem exatas sobre a Quiropraxia como técnica de saúde desde os tempos antigos. Segundo os relatos, a prática de técnicas semelhantes ao tratamento da Quiropraxia vem de muitos anos atrás.


A origem da Quiropraxia não é bem certa, mas de acordo com manuscritos chineses e gregos de antes de Cristo, formas de tratamento semelhantes as práticas atuais já eram usadas.

Como a Quiropraxia ajuda a Coluna?

Através do tratamento com Quiropraxia é possível identificar a real causa das dores e os problemas na coluna vertebral. Com a correta identificação da causa da dor, o tratamento se torna mais eficaz e corrige os desvios da coluna e alivia as dores, incluindo as dores de cabeça, que aparecem como reflexo.

5 dicas para uma vida mais saudável

Cada vez mais estamos em busca de uma vida saudável. Queremos ser indivíduos completos, e isso é impossível se nossos corpos não podem nos sustentar. Assim como uma coluna com saúde é fundamental para uma boa qualidade de vida, nossas ações no dia-a-dia também influenciam diretamente na saúde da coluna.
 
Vamos conhecer agora 5 dicas que auxiliam a Quiropraxia no caminho para se levar uma vida mais saudável e melhorar nossa qualidade de vida.

Você sabe o que é manipulação articular?

A principal manobra terapêutica utilizada por um Quiropraxista é o ajustamento.
 
Para se formar quiropraxista, o profissional aprende durante a faculdade de Quiropraxia as manobras específicas de manipulação articular com um nível de detalhe muito grande, profundidade e precisão como em nenhum outro ambiente acadêmico.

Você está carregando muito peso?Mochilas e dor nas costas

Se você é um estudante carregando uma mochila todos os dias ou uma mãe ocupada com uma bolsa gigante, você pode estar prejudicando a sua coluna por causa do que você carrega. Em um estudo recente (1), os pesquisadores descobriram que o aumento de peso de mochilas para estudantes universitários foi diretamente correlacionada com um aumento na prevalência de dor nas costas.

Mensagens de texto estão ferindo as costas

200 bilhões. Esse é o número de mensagens de texto enviadas todos os meses apenas nos EUA. Todos os dias, os adultos passam mais de 80 minutos em seus smartphones fazendo outras tarefas de além chamadas telefônicas, como navegar na web e de mensagens de texto.

Aumento da gordura corporal contribui para intensidade de dor na coluna lombar.

Em um estudo recente, os pesquisadores avaliaram se a composição corporal (massa magra vs gordura corporal), tem alguma relação com a intensidade de dor lombar. Anteriormente, existia uma falta de estudo sobre a relação da obesidade e dor nas costas. Nenhum estudo havia explorado a relação da composição corporal com a intensidade de dor lombar.

O estudo incluiu 135 participantes com IMC variando entre 18 e 55. Após estes participantes completaram um questionário sobre grau de dor crônica dor nas costas, a composição corporal, foi avaliado por densitometria através de um raio-x duplo.  Não só o IMC foi associado com maiores níveis de intensidade da dor e invalidez, bem como a massa de gordura total e do membro inferior também foi fortemente associada com maiores níveis de dor nas costas.
Os pesquisadores concluíram que os níveis mais elevados de intensidade de dor lombar e incapacidade estão diretamente associados com aumento da gordura corporal, mas não com aumento da massa de tecido magro. Eles recomendaram futuros estudos na área para determinar se a massa gorda maior é predicativo de dor lombar e invalidez.

Quiropraxistas podem ajudar a avaliar o risco de desenvolver dor lombar e incapacidade devido a problemas de peso, bem como dar conselhos sobre a perda de peso.

Urquhart DM, Berry P, Wluka AE, BJ Strauss, Wang Y, Proietto J, G Jones, Dixon JB, Cicuttini FM: Missa aumento da gordura está associado a níveis elevados de intensidade de dor lombar e incapacidade. Coluna. 2011 Jan 25.

A ligação dos Fumantes com as dores nas costas

Novas pesquisas sugerem que o fumo pode aumentar o risco de dor nas costas.

Em um estudo de 95.000 enfermeiras, mulheres que fumavam tiveram três vezes mais chances de desenvolver artrite psoriática. Esta artrite inflamatória causa dor na região lombar e sacro. Quem fumava a muito tempo tinha 1,5 vezes mais chances de desenvolver artrite psoriática, e as mulheres que fumavam mais de 25 anos tiveram o maior risco de todos. Pesquisadores sugeriram que os fumantes podem ser mais suscetíveis à artrite psoriática, pois o tabagismo pode induzir estresse oxidativo, que causa inflamação e prejudica o sistema imunológico.

Em outro novo estudo, os fumantes eram mais propensos a ter um início precoce de dor nas costas inflamatória. Comparados aos não-fumantes, os pacientes que fumavam apresentaram maior atividade de doença, pior função, e uma pior qualidade de vida. Exames de ressonância magnética revelou que os fumantes também foram mais propensos a ter lesões estruturais em suas espinhas e articulações sacroilíacas. Sintomas mais graves chegam a forçar os fumantes a faltar ao trabalho mais frequentemente do que não fumantes. Os pesquisadores recomendaram que os pacientes com dor lombar inflamatória sejam fortemente aconselhados a pararem de fumar.

Pesquisas anteriores mostraram que o fumo pode aumentar o risco de desenvolvimento de dor ciática e outras condições de dor crônica. Se você sofre de dor nas costas, um médico de quiropraxia pode aliviar sua dor, apoiando-o a fazer escolhas de vida saudáveis para reduzir a dor e melhorar sua saúde geral.

Referências

Chung HY, Machado P, Heijde D, et ai.
Fumantes em espondiloartrite axial têm início mais precoce da doença, uma evolução mais rápida da doença, da inflamação e das lesões, e piora da função e de saúde qualidade de vida:
resultados da coorte Désir. Annals of the Rheumatic Diseases 2012; 71:809-816. doi: 10.1136/annrheumdis-2011-200180.

Li W, Han J, Qureshi
Fumar A. e risco de artrite psoriática incidente em mulheres norte-americanas.
Annals of the Rheumatic Diseases 2012; 71:804-808. doi 10.1136/annrheumdis-2011-200416.

Walsh, Nancy.
Ligação dos Fumantes a dor nas costas, artrite.
MedPage Today. May 18,2012. Acessado em 24 de maio de 2012. http://www.medpagetoday.com/Rheumatology/Arthritis/32763.